Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

LAR E AFINS - Suco de frutas, verduras e legumes

Boa noite pessoal,
Bom, como alguns de vocês sabem, meu filho de 2 anos e 2 meses dá muito trabalho para comer. Ele come bem carne, milho, tomate, arroz, farinha, farofa, pão de queijo, chocolate e batata. De vez em quando come feijão, granola, biscoito, morango, maçã, uva e pão. No entanto, líquidos descem muito bem. Sendo assim, sempre damos vitamina de frutas para ele no lanche da tarde e, de uns tempos para cá, sucos "enriquecidos" no almoço. Resolvi colocar aqui a receita de dois dos preferidos, para quem também tem filhos com problemas para comer.

Primeiramente, lavo todos os ingredientes muito bem e deixo de molho em vinagre/hipoclorito antes de fazer o suco.

Suco 1:
- 1 laranja pequena (ele só gosta da pêra)
- 1 tangerina, mixirica (ou como você chamar)
- 1 gelo verde*

Espremo as frutas e junto o gelo. Passo na peneira para retirar os gomos. Adoçar a gosto, mas geralmente não é necessário.

Suco 2:
- 1/4 de maçã fugi
- 2-3 morangos
- uma rodela de uns 3 cm de cenoura crua, sem casca
- uma rodela de uns 2 cm de pepino, sem casca

Bata tudo no liquidificador por bastante tempo para liquefazer bem a cenoura e o pepino. Passo na peneira, espremendo bem com uma colher para retirar todo o suco. Adoçar a gosto, mas geralmente não é necessário.


*O gelo verde
Lavar 4 folhas de couve em água corrente e deixar de molho em água com vinagre por 30 minutos. Escaldar rapidamente e colocar no liquidificador contendo 500 ml de água filtrada gelada. Bater bem, distribuir em formas de gelo e levar ao freezer. Aqui em casa isso rende 36 cubinhos de gelo verde.

Um comentário:

  1. Oi Tina,

    Sempre fazemos sucos "enriquecidos" aqui em casa também.

    Gostei da dica do "gelo verde"! Sempre tentamos usar folhas verdes escuras nos sucos, mas nem sempre temos na geladeira! Vou passar a fazer o gelo para ter uma reserva! Ótima dica!

    Dê notícias da Liz!

    ResponderExcluir