Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LAR E AFINS - Receita de produto para limpeza do piso

Bom dia,
Desde que meu filho começou a engatinhar eu limpo a casa com um produto feito por mim. Faço isso por duas razões: (i) produtos de limpeza costumam ter várias substâncias que contaminam a água (via esgoto) e são muito difíceis de retirar dela depois, pois não são biodegradáveis; (ii) queria minimizar o risco de alergia.

Sendo assim, peguei a receita de um desinfetante natural e ecológico no site da revista Vida Simples e dei uma modificada para usar aqui em casa. Eu acrescentei à receita um pouco mais de álcool que o indicado e também acrescentei chá de citronela (tenho a planta aqui na varanda). A citronela é um repelente natural e passar o chá no piso afasta os mosquitos. Como morro de medo da dengue...

Então agora, a receita:
1- Pique (quanto menor, melhor) uma barra de sabão de coco (100g);
2- Junte 500 ml de água e derreta o sabão em fogo brando;
3- Assim que derreter, desligue o fogo, adicione aproximadamente 4 folhas de citronela picadas e abafe;
4- Quando esfriar, junte 1 litro de álcool 92,8% e se desejar, pingue umas gotas de essência de citronela (para dar um cheirinho mais forte).

Na hora de usar, junte um pouco do produto na água e passe no piso com um pano.
Aqui em casa os quartos são de carpete de madeira e funciona bem. Já a sala é de ardósia e ela fica mais opaca do que quando limpa com produtos especiais para ela. Se o produto for colocado puro sobre ela, fica esbranquiçado, acho que o álcool retira a oleosidade da pedra, mas com o tempo o branco sai. E se passar diluída em água, não tem problema.

Por hoje é só!
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário